quinta-feira, 19 de maio de 2011

PROGRAMA MAIS ESCOLA - OFICINA DE JORNAL


PROFESSOR HUDSON DELDUQUE E OS ALUNOS DA
OFICINA DE JORNAL


BULLYING

Desenho: Marlon


Bullying são agressões que acontecem nas escolas, principalmente na hora do recreio. As consequências dessas agressões são muito ruins: os adolescentes e crianças sofrem humilhações e ficam com muito medo das pessoas, vomitam, ficam com insônia, medo do escuro, timidez, etc.
As agressões do bullying podem ser de dois modos: físico ou verbal.  Agressão física é quando o agressor bate, chuta, dá socos, empurra e dá pontapés nos outros. Já o verbal, ele xinga os outros de gordo, cabeção, burro, feio ou feia. Esses são apelidos que ferem os sentimentos dos adolescentes e das crianças.
Você sabe o que significa bullying? É uma palavra em Inglês para denominar atos de violência, e o jeito de acabar com isso é denunciar os alunos que agridem os outros para os pais e professores. Só porque nós somos baixos ou somos diferentes e não gostamos de brigar não merecemos ser espancados.
Os alunos devem falar com os seus pais, e que eles venham à escola para que os professores tenham que fazer uma reunião para falar e alertar esses pais para que eles fiquem atentos a seus filhos.

Fernanda Marriel, 12 anos, 7º ano.

O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O estatuto da criança e do adolescente (ECA) passou a valer desde o dia 13 de julho de 1990. Ele é composto de duas partes: a primeira trata dos direitos das crianças e dos adolescentes, e a segunda, dos órgãos de proteção.
Segundo o ECA, considera-se criança a pessoa de até doze anos de idade incompletos, e adolescentes são aquelas de doze a dezoito anos. Esse estatuto é muito importante para garantir e defender os direitos dessas pessoas. São alguns dos direitos assegurados pelo ECA: direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, direito de brincar, praticar esportes e se divertir, direito de participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação, direito à educação, à cultura, etc.
Mas as crianças e os adolescentes também sofrem castigos se fizerem coisas erradas. Para as crianças, temos as medidas de proteção. São algumas dessas medidas: orientação, apoio e acompanhamento temporário, matrícula e frequencia obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental, etc. Para os adolescentes, temos as medidas socioeducativas. Algumas dessas medidas são: advertência, obrigação de reparar dano, prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida.

Marcela de Souza Ferreira, 13 anos, turma 702.

terça-feira, 10 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

Reciclar significa transformar objetos usados em novos produtos para o consumo. Isso é muito importante, pois as coisas que nós usamos e jogamos fora continuam no meio ambiente poluindo a natureza. Por exemplo: as sacolas de plástico que a gente usa no mercado para guardar as compras já são proibidas porque muita gente joga essas sacolas nas ruas e nos rios. Agora os mercados dão caixas de papelão que eles não vão mais usar e também vendem sacolas grandes que cabem as coisas que vamos levar para casa.
Muitos materiais podem ser transformados em belas coisas. As garrafas de plástico podem virar bolsas, blusas, tapetes, enfeites para casa, enfeites de cabelo e muitos outros produtos. O alumínio das latinhas de refrigerante pode se transformar em outras latinhas ou também pode ser aproveitado para fazer outros objetos de alumínio.
Outro benefício da reciclagem é a geração de empregos em grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalhar neste setor e conseguindo manter suas famílias.
Confira as cores dos cestos para reciclagem:                   
Azul: papel ou papelão;
Vermelho: plástico;
Verde: vidro;
Preto: madeira;
Laranja: resíduos perigosos;
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
Roxo: resíduos radioativos;
Castanho: resíduos orgânicos.
Cinza: resíduos não recicláveis, misturáveis ou contaminados, não sendo possível reciclar.
CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM!

Sabrina Araújo, 12 anos, turma 702.

domingo, 8 de maio de 2011

NOSSA HISTÓRIA

Escola Municipal situada à Av. Manoel Rabelo, 593 - Vila São Luiz- Duque de Caxias - RJ.
Tel: 2771-5591
Diretora: Ana Paula Gonçalves da Cruz Delduque
Vice-Diretor: Paulo Roberto Junqueira

Em março deste ano, a Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo completou 55 (cinquenta e cinco anos) de existência, com uma invejável folha de serviços prestados à Educação em Duque de Caxias.

Pioneiro no antigo Curso Ginasial, foi uma corajosa iniciativa do então Prefeito Francisco Correia, jocosamente chamado pelos opositores de "Chico da Bomba". O prefeito era um homem de pouca cultura, mas de inacreditável sinceridade para os padrões políticos da Baixada Fluminense, mesmo nos anos 50.

Sem contar com as benesses do Salário Educação, que iria financiar a expansão da rede de ensino oficial a partir dos anos 60, sem o FUNDEF criado no Governo FHC, o ensino oficial em Duque de Caxias nos anos 50 não ia além da 4ª Série do antigo Curso Primário. Quem quisesse continuar os estudos, no então Curso Ginasial, só podia fazê-lo em escolas particulares, onde se destacavam o Ginásio Santo Antônio, criado em 1940 pelas irmãs Franciscanas e exclusivo para meninas, o Ginásio Duque de Caxias, no Centro, criado em 1934, ou o Ginásio Primavera, criado pelo professor Nelson Cintra em Jardim Primavera, no 2º Distrito, todos pagos e cujas mensalidades passavam longe do acesso da maioria da população.

A criação do primeiro Ginásio Municipal de Duque de Caxias enfrentou, além da resistência na Câmara de Vereadores, a falta de professores legalmente habilitados para lecionar nesse seguimento do ensino. Segundo o ex-Secretário de Educação do Município, Stélio Lacerda, em seu livro "Uma Passagem pela Caxias dos anos 60", o problema também afetava o chamado Curso Primário, mas para este as autoridades do antigo Ministério da Educação e Cultura ofereciam aos interessados em exercer o Magistério a possibilidade de se submeterem a um Exame de Suficiência, concedendo aos aprovados o "Registro de Professor", habilitando-os, assim, a exercerem a difícil missão de preparar os nossos jovens para o futuro.

Para implantar o primeiro Ginásio Municipal de Duque de Caxias, o prefeito Francisco Correia escolheu o então jovem professor Álvaro Lopes, que atuava nos Ginásios Duque de Caxias e Primavera para selecionar o primeiro grupo de professores do então Colégio Aquino de Araújo.

O primeiro grupo de professores era formado por:
Olga Teixeira de Oliveira
Fernando Gonçalves
Odila Navarro Vasconcellos
Arthur Moacyr Garcia de Oliveira
José Cozzolino
Elza dos Santos Reis
Withe Abraão
Josette de Campos Soares
Jefferson Serafim,
Hermínia Ribeiro Beraldi
Marina Lessa Fonte
Todos integrantes do primeiro time de professores atuando á época em colégios particulares de Duque de Caxias.

O nome do primeiro Ginásio Municipal foi uma homenagem ao Expedicionário Aquino de Araújo, um dos caxienses integrantes da FEB mortos durante a II Guerra Mundial. Outros professores igualmente importantes passaram pela direção ou pelo corpo docente do Aquino de Araújo, como a saudosa Olga Teixeira, o hoje Defensor Público Jorge Fortunato, criador do Colégio São Jorge, o ex-Secretário de Habitação Jorge Franco, o então Prefeito de nossa cidade José Camilo Zito entre tantos

Hoje a Escola Expedicionário Aquino de Araújo continua funcionando, oferecendo a população um ensino de qualidade.

Acreditamos que a transformação só acontece através da EDUCAÇÃO e do amor.

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."
Paulo Freire