terça-feira, 8 de maio de 2012

E.M Expedicionário Aquino de Araújo - 2010

AQUINO DE ARAÚJO EM FOTOS...

DESFILE CÍVICO 2011...




ENCONTRO DE EX-ALUNOS






Roteiro dos Movimentos Socioculturais e Artísticos da Escola


A Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, município de Duque de Caxias/RJ,  procura estar  entrosada com a comunidade  fomentando ações e buscando soluções importantes para o desenvolvimento de seus projetos com a participação de todos os seus pares.
Um dos projetos que muito nos orgulha é o pré vestibular em parceria com a Igreja Santo Antônio de Duque de Caxias.  São duas turmas com disponibilidade  de alunos com diferentes faixas etárias e  dificuldades socioeconômicas que vem estudar gratuitamente,  visando oportunidade de  passar no vestibular e ter base para  cursar  uma  boa  faculdade.
Oferecemos também o curso de eletricista e instalador  predial  aos alunos da escola do 9ªAE e EJA e aberto a toda  comunidade do entorno,  em sala ambiente e equipada pela escola. Este projeto é em parceria com a SME/Duque de Caxias proporcionando à comunidade conhecimento,oportunidade no campo do trabalho e empreendedorismo.
A  Associação de Ex- Alunos  tem seu  estatuto próprio  e está  antenada com propostas e engajamentos nas atividade da escolares como  festa, sarau de poesia, almoço dançante para o encontro dos alunos,  ex- alunos  e equipe da escola.  A história  da escola  e a história  de cada um se entrelaçam e fortalecem parcerias e vínculos com intuito de eternizar momentos importantes e afetivos dos membros da comunidade.
A UERJ/Duque de Caxias realiza projetos de pesquisa na escola em  parceria com a equipe de professores do EJA noturno colaborando e fortalecendo o trabalho. A  Universidade também colabora com o projeto  de comunicação  da Rádio Escolar (pedido de nova parceria) .
O planejamento a cada início de ano pauta visitas pedagógicas multidisciplinares com a participação das áreas de  Ciências, Geografia, História, Arte e Educação Física no acompanhamento das turmas ao Parque de Itatiaia, Parque da Taquara, aos monumentos Históricos do município; visitas ao cinema, teatro e museus. Participa dos jogos Estudantis com idas a Vila Olímpica de Duque de Caxias; visita a Universidade da Baixada (UERJ)  para  Semana da Ciências.  
Sala de Leitura vem colaborando com os estudantes na promoção do Teatro Escolar.  A peça  escolhida que  está sendo estudada pelo  grupo do teatro é “Que adolescente somos nós?” que será apresentada em breve à  toda a comunidade no auditório da escola.
Também possuímos uma Banda Escolar  de fanfarra que ensaia todas 3ª feiras e          5ª feiras  às 12 horas na quadra da escola.  Esta se apresenta  nas solenidades cívicas do Município de Duque de Caxias,  em  festas na escola  e em outros Municípios.
O jornal AQUINOTÍCIAS é elaborado com alunos  do Projeto Mais Escola que atende  a 150 crianças que precisam de reforço ou que  os pais solicitaram maior tempo na escola, por motivos sócio econômicos e/ou estruturais familiares .
Este ano em nosso Projeto Político Pedagógico incluímos a criação da  1ª BIENAL ESCOLAR  com edições de livros elaborados pelos  jovens  com manhã , tarde e noite de autógrafos aberta a comunidade. A 2ª edição do projeto ELA DANÇA EU DANÇO  aberto a participação da comunidade com dança de rua. A nossa festa Junina terá como tema os 100 anos de Luiz Gonzaga.
As políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da  comunidade se fazem  necessárias em todas as Escolas. Acreditamos em uma escola viva e “damos vivas” as parcerias e ações socioculturais e artísticas que proporcionam o desenvolvimento visando o sucesso da comunidade escolar.

Maria Fátima Martins D'Aqui - Orientadora Pedagógica da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo 


quinta-feira, 19 de maio de 2011

PROGRAMA MAIS ESCOLA - OFICINA DE JORNAL


PROFESSOR HUDSON DELDUQUE E OS ALUNOS DA
OFICINA DE JORNAL


BULLYING

Desenho: Marlon


Bullying são agressões que acontecem nas escolas, principalmente na hora do recreio. As consequências dessas agressões são muito ruins: os adolescentes e crianças sofrem humilhações e ficam com muito medo das pessoas, vomitam, ficam com insônia, medo do escuro, timidez, etc.
As agressões do bullying podem ser de dois modos: físico ou verbal.  Agressão física é quando o agressor bate, chuta, dá socos, empurra e dá pontapés nos outros. Já o verbal, ele xinga os outros de gordo, cabeção, burro, feio ou feia. Esses são apelidos que ferem os sentimentos dos adolescentes e das crianças.
Você sabe o que significa bullying? É uma palavra em Inglês para denominar atos de violência, e o jeito de acabar com isso é denunciar os alunos que agridem os outros para os pais e professores. Só porque nós somos baixos ou somos diferentes e não gostamos de brigar não merecemos ser espancados.
Os alunos devem falar com os seus pais, e que eles venham à escola para que os professores tenham que fazer uma reunião para falar e alertar esses pais para que eles fiquem atentos a seus filhos.

Fernanda Marriel, 12 anos, 7º ano.

O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O estatuto da criança e do adolescente (ECA) passou a valer desde o dia 13 de julho de 1990. Ele é composto de duas partes: a primeira trata dos direitos das crianças e dos adolescentes, e a segunda, dos órgãos de proteção.
Segundo o ECA, considera-se criança a pessoa de até doze anos de idade incompletos, e adolescentes são aquelas de doze a dezoito anos. Esse estatuto é muito importante para garantir e defender os direitos dessas pessoas. São alguns dos direitos assegurados pelo ECA: direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, direito de brincar, praticar esportes e se divertir, direito de participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação, direito à educação, à cultura, etc.
Mas as crianças e os adolescentes também sofrem castigos se fizerem coisas erradas. Para as crianças, temos as medidas de proteção. São algumas dessas medidas: orientação, apoio e acompanhamento temporário, matrícula e frequencia obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental, etc. Para os adolescentes, temos as medidas socioeducativas. Algumas dessas medidas são: advertência, obrigação de reparar dano, prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida.

Marcela de Souza Ferreira, 13 anos, turma 702.

terça-feira, 10 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

Reciclar significa transformar objetos usados em novos produtos para o consumo. Isso é muito importante, pois as coisas que nós usamos e jogamos fora continuam no meio ambiente poluindo a natureza. Por exemplo: as sacolas de plástico que a gente usa no mercado para guardar as compras já são proibidas porque muita gente joga essas sacolas nas ruas e nos rios. Agora os mercados dão caixas de papelão que eles não vão mais usar e também vendem sacolas grandes que cabem as coisas que vamos levar para casa.
Muitos materiais podem ser transformados em belas coisas. As garrafas de plástico podem virar bolsas, blusas, tapetes, enfeites para casa, enfeites de cabelo e muitos outros produtos. O alumínio das latinhas de refrigerante pode se transformar em outras latinhas ou também pode ser aproveitado para fazer outros objetos de alumínio.
Outro benefício da reciclagem é a geração de empregos em grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalhar neste setor e conseguindo manter suas famílias.
Confira as cores dos cestos para reciclagem:                   
Azul: papel ou papelão;
Vermelho: plástico;
Verde: vidro;
Preto: madeira;
Laranja: resíduos perigosos;
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
Roxo: resíduos radioativos;
Castanho: resíduos orgânicos.
Cinza: resíduos não recicláveis, misturáveis ou contaminados, não sendo possível reciclar.
CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM!

Sabrina Araújo, 12 anos, turma 702.