Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo
terça-feira, 8 de maio de 2012
Roteiro dos Movimentos Socioculturais e Artísticos da Escola
A Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, município de Duque
de Caxias/RJ, procura estar entrosada com a comunidade
fomentando ações e buscando soluções importantes para o desenvolvimento de seus
projetos com a participação de todos os seus pares.
Um dos projetos que muito nos orgulha é o pré vestibular em parceria com
a Igreja Santo Antônio de Duque de Caxias. São duas turmas com
disponibilidade de alunos com diferentes faixas etárias e
dificuldades socioeconômicas que vem estudar gratuitamente, visando
oportunidade de passar no vestibular e ter base para cursar
uma boa faculdade.
Oferecemos também o curso de eletricista e instalador
predial aos alunos da escola do 9ªAE e EJA e aberto a toda
comunidade do entorno, em sala ambiente e equipada pela escola. Este
projeto é em parceria com a SME/Duque de Caxias proporcionando à comunidade
conhecimento,oportunidade no campo do trabalho e empreendedorismo.
A Associação de Ex- Alunos tem seu estatuto
próprio e está antenada com propostas e engajamentos nas atividade
da escolares como festa, sarau de poesia, almoço dançante para o encontro
dos alunos, ex- alunos e equipe da escola. A história
da escola e a história de cada um se entrelaçam e fortalecem
parcerias e vínculos com intuito de eternizar momentos importantes e afetivos
dos membros da comunidade.
A UERJ/Duque de Caxias realiza projetos de pesquisa na escola em
parceria com a equipe de professores do EJA noturno colaborando e fortalecendo
o trabalho. A Universidade também colabora com o projeto de
comunicação da Rádio Escolar (pedido de nova parceria) .
O planejamento a cada início de ano pauta visitas pedagógicas
multidisciplinares com a participação das áreas de Ciências, Geografia,
História, Arte e Educação Física no acompanhamento das turmas ao Parque de
Itatiaia, Parque da Taquara, aos monumentos Históricos do município; visitas ao
cinema, teatro e museus. Participa dos jogos Estudantis com idas a Vila
Olímpica de Duque de Caxias; visita a Universidade da Baixada (UERJ) para
Semana da Ciências.
A Sala de Leitura vem colaborando com os estudantes na
promoção do Teatro Escolar. A peça escolhida que
está sendo estudada pelo grupo do teatro é “Que adolescente somos
nós?” que será apresentada em breve à toda a comunidade no auditório da
escola.
Também possuímos uma Banda Escolar de fanfarra que
ensaia todas 3ª feiras e 5ª feiras às 12 horas na quadra da escola.
Esta se apresenta nas solenidades cívicas do Município de Duque de
Caxias, em festas na escola e em outros Municípios.
O jornal AQUINOTÍCIAS é elaborado com alunos do
Projeto Mais Escola que atende a 150 crianças que precisam de reforço ou
que os pais solicitaram maior tempo na escola, por motivos sócio
econômicos e/ou estruturais familiares .
Este ano em nosso Projeto Político Pedagógico incluímos
a criação da 1ª BIENAL ESCOLAR com edições de livros
elaborados pelos jovens com manhã , tarde e noite de autógrafos
aberta a comunidade. A 2ª edição do projeto ELA DANÇA EU DANÇO
aberto a participação da comunidade com dança de rua. A nossa festa Junina terá
como tema os 100 anos de Luiz Gonzaga.
As políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da
comunidade se fazem necessárias em todas as Escolas. Acreditamos em uma
escola viva e “damos vivas” as parcerias e ações socioculturais e artísticas
que proporcionam o desenvolvimento visando o sucesso da comunidade escolar.
Maria Fátima Martins D'Aqui - Orientadora Pedagógica da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo
Maria Fátima Martins D'Aqui - Orientadora Pedagógica da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo
quinta-feira, 19 de maio de 2011
BULLYING
Bullying são agressões que acontecem nas escolas, principalmente na hora do recreio. As consequências dessas agressões são muito ruins: os adolescentes e crianças sofrem humilhações e ficam com muito medo das pessoas, vomitam, ficam com insônia, medo do escuro, timidez, etc.
As agressões do bullying podem ser de dois modos: físico ou verbal. Agressão física é quando o agressor bate, chuta, dá socos, empurra e dá pontapés nos outros. Já o verbal, ele xinga os outros de gordo, cabeção, burro, feio ou feia. Esses são apelidos que ferem os sentimentos dos adolescentes e das crianças.
Você sabe o que significa bullying? É uma palavra em Inglês para denominar atos de violência, e o jeito de acabar com isso é denunciar os alunos que agridem os outros para os pais e professores. Só porque nós somos baixos ou somos diferentes e não gostamos de brigar não merecemos ser espancados.
Os alunos devem falar com os seus pais, e que eles venham à escola para que os professores tenham que fazer uma reunião para falar e alertar esses pais para que eles fiquem atentos a seus filhos.
Fernanda Marriel, 12 anos, 7º ano.
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O estatuto da criança e do adolescente (ECA) passou a valer desde o dia 13 de julho de 1990. Ele é composto de duas partes: a primeira trata dos direitos das crianças e dos adolescentes, e a segunda, dos órgãos de proteção.
Segundo o ECA, considera-se criança a pessoa de até doze anos de idade incompletos, e adolescentes são aquelas de doze a dezoito anos. Esse estatuto é muito importante para garantir e defender os direitos dessas pessoas. São alguns dos direitos assegurados pelo ECA: direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, direito de brincar, praticar esportes e se divertir, direito de participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação, direito à educação, à cultura, etc.
Mas as crianças e os adolescentes também sofrem castigos se fizerem coisas erradas. Para as crianças, temos as medidas de proteção. São algumas dessas medidas: orientação, apoio e acompanhamento temporário, matrícula e frequencia obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental, etc. Para os adolescentes, temos as medidas socioeducativas. Algumas dessas medidas são: advertência, obrigação de reparar dano, prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida.
Marcela de Souza Ferreira, 13 anos, turma 702.
terça-feira, 10 de maio de 2011
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM
Reciclar significa transformar objetos usados em novos produtos para o consumo. Isso é muito importante, pois as coisas que nós usamos e jogamos fora continuam no meio ambiente poluindo a natureza. Por exemplo: as sacolas de plástico que a gente usa no mercado para guardar as compras já são proibidas porque muita gente joga essas sacolas nas ruas e nos rios. Agora os mercados dão caixas de papelão que eles não vão mais usar e também vendem sacolas grandes que cabem as coisas que vamos levar para casa.
Muitos materiais podem ser transformados em belas coisas. As garrafas de plástico podem virar bolsas, blusas, tapetes, enfeites para casa, enfeites de cabelo e muitos outros produtos. O alumínio das latinhas de refrigerante pode se transformar em outras latinhas ou também pode ser aproveitado para fazer outros objetos de alumínio.
Outro benefício da reciclagem é a geração de empregos em grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalhar neste setor e conseguindo manter suas famílias.
Confira as cores dos cestos para reciclagem:
Azul: papel ou papelão;
Vermelho: plástico;
Verde: vidro;
Preto: madeira;
Laranja: resíduos perigosos;
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
Roxo: resíduos radioativos;
Castanho: resíduos orgânicos.
Cinza: resíduos não recicláveis, misturáveis ou contaminados, não sendo possível reciclar.
CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM!
Sabrina Araújo, 12 anos, turma 702.
Assinar:
Postagens (Atom)
