Escola Municipal situada à Av. Manoel Rabelo, 593 - Vila São Luiz- Duque de Caxias - RJ.
Tel: 2771-5591
Diretora: Ana Paula Gonçalves da Cruz Delduque
Vice-Diretor: Paulo Roberto Junqueira
Em março deste ano, a Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo completou 55 (cinquenta e cinco anos) de existência, com uma invejável folha de serviços prestados à Educação em Duque de Caxias.
Pioneiro no antigo Curso Ginasial, foi uma corajosa iniciativa do então Prefeito Francisco Correia, jocosamente chamado pelos opositores de "Chico da Bomba". O prefeito era um homem de pouca cultura, mas de inacreditável sinceridade para os padrões políticos da Baixada Fluminense, mesmo nos anos 50.
Sem contar com as benesses do Salário Educação, que iria financiar a expansão da rede de ensino oficial a partir dos anos 60, sem o FUNDEF criado no Governo FHC, o ensino oficial em Duque de Caxias nos anos 50 não ia além da 4ª Série do antigo Curso Primário. Quem quisesse continuar os estudos, no então Curso Ginasial, só podia fazê-lo em escolas particulares, onde se destacavam o Ginásio Santo Antônio, criado em 1940 pelas irmãs Franciscanas e exclusivo para meninas, o Ginásio Duque de Caxias, no Centro, criado em 1934, ou o Ginásio Primavera, criado pelo professor Nelson Cintra em Jardim Primavera, no 2º Distrito, todos pagos e cujas mensalidades passavam longe do acesso da maioria da população.
A criação do primeiro Ginásio Municipal de Duque de Caxias enfrentou, além da resistência na Câmara de Vereadores, a falta de professores legalmente habilitados para lecionar nesse seguimento do ensino. Segundo o ex-Secretário de Educação do Município, Stélio Lacerda, em seu livro "Uma Passagem pela Caxias dos anos 60", o problema também afetava o chamado Curso Primário, mas para este as autoridades do antigo Ministério da Educação e Cultura ofereciam aos interessados em exercer o Magistério a possibilidade de se submeterem a um Exame de Suficiência, concedendo aos aprovados o "Registro de Professor", habilitando-os, assim, a exercerem a difícil missão de preparar os nossos jovens para o futuro.
Para implantar o primeiro Ginásio Municipal de Duque de Caxias, o prefeito Francisco Correia escolheu o então jovem professor Álvaro Lopes, que atuava nos Ginásios Duque de Caxias e Primavera para selecionar o primeiro grupo de professores do então Colégio Aquino de Araújo.
O primeiro grupo de professores era formado por:
Olga Teixeira de Oliveira
Fernando Gonçalves
Odila Navarro Vasconcellos
Arthur Moacyr Garcia de Oliveira
José Cozzolino
Elza dos Santos Reis
Withe Abraão
Josette de Campos Soares
Jefferson Serafim,
Hermínia Ribeiro Beraldi
Marina Lessa Fonte
Todos integrantes do primeiro time de professores atuando á época em colégios particulares de Duque de Caxias.
O nome do primeiro Ginásio Municipal foi uma homenagem ao Expedicionário Aquino de Araújo, um dos caxienses integrantes da FEB mortos durante a II Guerra Mundial. Outros professores igualmente importantes passaram pela direção ou pelo corpo docente do Aquino de Araújo, como a saudosa Olga Teixeira, o hoje Defensor Público Jorge Fortunato, criador do Colégio São Jorge, o ex-Secretário de Habitação Jorge Franco, o então Prefeito de nossa cidade José Camilo Zito entre tantos
Hoje a Escola Expedicionário Aquino de Araújo continua funcionando, oferecendo a população um ensino de qualidade.
Acreditamos que a transformação só acontece através da EDUCAÇÃO e do amor.
"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."
Paulo Freire